Nuno Alegrete é Ortopedista Pediátrico no Hospital CUF Porto, onde é Coordenador da Unidade de Ortopedia Pediátrica e de Deformidades da Coluna.
Completou o Internato de Ortopedia em 2002 no Hospital de Santo António, tendo realizado estágios em cirurgia de coluna vertebral em Madrid, Espanha, em 2001, e em Filadélfia, EUA, em 2008, em Pé boto (método de Ponseti), em Iowa City, EUA, em 2007, e em Paralisia Cerebral, em Willmington, EUA, em 2008.
Tem um interesse particular em cirurgia das deformidades da coluna pediátrica, nomeadamente com sistemas de não fusão, e patologia ortopédica em idade pediátrica em geral, sobretudo displasia do desenvolvimento da anca, pé boto, patologia traumática e sequelas ortopédicas de patologia neurológica e.
Foi docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto entre 2003 e 2017, tedo orientado diversas Teses de Mestrado em Medicina, e sido membro de júris em provas públicas de Mestrado. É investigador do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto. Colaborou em múltiplos trabalhos de investigação nacionais e internacionais.
Atualmente é membro da Direção do Colégio da Especialidade de Ortopedia da Ordem dos Médicos e sócio da SPPCV – Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral, da SPOT – Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia e da SPOP – Sociedade Portuguesa de Ortopedia Pediátrica. É também membro da EPOS – European Pediatric Orthopedics Society e da POSNA – Pediatric Orthopedics Society of North America.
Publicou cerca de 16 artigos em revistas indexadas, 3 capítulos em livros nacionais. É regularmente palestrante, formador e organizador de diversos eventos científicos nacionais e internacionais.