A artrose (desgaste da cartilagem) do punho origina dor crônica sendo na maioria dos casos devida a traumatismos prévios como fraturas do escafoide ou do punho ou lesões ligamentares entre os ossos do carpo.
A artrose devida a lesão não tratada do ligamento escafo-lunar é a forma de artrose do punho mais comum nos humanos.
Artrose do Punho
Outra causa frequente de artrose do punho é a não união (pseudartrose) do escafóide sequelar a uma fratura deste osso que não consolidou originando ao fim de alguns anos artrose do punho.
A artrose também pode ser sequelar a inflamação crónica por doenças reumáticas sendo o punho uma articulação afetada frequentemente nesta doença.
Diagnóstico
O diagnóstico pode ser feito numa radiografia simples do punho, sendo normalmente solicitado um estudo complementar por TAC ou RMN para avaliação mais pormenorizada da artrose para assim se planear o seu tratamento.
Sintomas
A artrose do punho normalmente origina dor crônica no punho agravada pelos esforços e que limita o uso do punho e mão.
Existe frequentemente limitação da mobilidade do punho e algum edema (inchaço) articular.
Tratamento
O tratamento começa por ser conservador com o uso de ortótese de imobilização do punho, anti-inflamatórios e eventualmente infiltração articular com corticosteróide ou viscossuplementação.
As infiltrações com corticoide ou ácido hialurónico (viscossuplementação) podem ajudar a diminuir a dor mas têm um efeito temporário.
A artroplastia do punho pode também ser uma opção nalguns casos selecionados permitindo manter a mobilidade articular apesar de haver uma limitação nas cargas que se podem fazer no punho.
Dr. Pedro Negrão
O Dr. Pedro Negrão consulta à 2ª de manhã e tarde e à 4ª de manhã.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação