As Fraturas do Fémur Proximal, incluindo fraturas do colo do fémur e transtrocantéricas, são mais frequentes em doentes idosos e são, normalmente, provocadas por uma queda da própria altura ou traumatismo de baixa energia. Estão frequentemente associadas a osteoporose e fragilidade óssea, sobretudo em mulheres em fase pós-menopausa.
Fraturas do Fémur Proximal
As Fraturas do Fémur Proximal são frequentes em doentes com muitos problemas médicos associados e, por isso, exigem a colaboração de diversas especialidades médicas, de forma a otimizar o estado geral e minimizar o risco cirúrgico.
Diagnóstico
O Raio-X é o exame de primeira linha para o diagnóstico. Nas Fraturas do Fémur Proximal mais complexas ou nas fraturas muito pouco desviadas, pode ser necessária a realização de uma Tomografia Computorizada (vulgo TAC).
Sintomas
Os sintomas mais frequentes da Fratura do Fémur Proximal são dor, deformidade e encurtamento da perna após uma queda. A dor aparece frequentemente na virilha, mas pode irradiar pela perna até ao joelho. Qualquer mobilização da perna afetada provoca, habitualmente, dor intensa. Os doentes não conseguem caminhar autonomamente ou recusam apoiar-se no lado da fratura.
Tratamento
Dependendo da localização, do tipo de fratura e do estado geral do doente, o tratamento pode ser feito através da fixação da fratura com implantes metálicos ou da substituição da articulação por uma prótese da anca. O tratamento é individualizado e discutido com o doente e a sua família.
Dr. Eurico Monteiro
O Dr. Eurico Monteiro consulta à 6ª de tarde.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação