A Artrose do Acromioclavicular, corresponde a um desgaste da articulação entre o acrómio e a clavícula, com perda progressiva da cartilagem e diminuição do espaço articular. Quando existem lesões extensas da cartilagem, a mobilidade da articulação passa a ocorrer com atrito, podendo o movimento do ombro tornar-se doloroso e limitado.
Artrose Acromioclavicular
Diagnóstico
O diagnóstico depende de uma história clínica e exame físico cuidados e detalhados, com particular atenção no registo de amplitudes de movimento, força muscular e gestos que provocam dor ao doente.
Imagiologicamente, o estudo deve ser iniciado pela realização de Raio-X, que fornece importantes informações sobre a articulação do acromioclavicular, nomeadamente do espaço existente entre o acrómio e a parte lateral da clavícula.
Sintomas
Os sintomas da Artrose Acromioclavicular estão associados a uma mobilidade dolorosa do ombro, sendo a dor habitualmente de início progressivo, intensidade crescente e associada a esforços ou atividade física com o ombro.
Tratamento
A decisão do tratamento para a Artrose Acromioclavicular é necessariamente individualizada para cada doente, tendo em conta a gravidade das queixas apresentadas, idade e nível de atividade, bem como a extensão e severidade da lesão. A duração do tratamento será tanto menor, e a sua eficácia tanto maior, quanto mais cedo o doente iniciar o tratamento médico.
Esta opção pode em alguns casos ser suplementada com a realização de infiltrações articulares com corticosteróides, para diminuição da dor do ombro.
O tratamento cirúrgico, realizado através de artroscopia do ombro, deverá ser utilizado nos casos em que as anteriores medidas terapêuticas falharam.
Prof. Manuel Ribeiro da Silva
O Prof. Manuel Ribeiro da Silva consulta à 2ª e 5ª de tarde.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação