Joelhos Valgos

Joelho valgo é uma caraterística anatómica em que o joelho está em X, ou seja, os joelhos estão juntos e os tornozelos ficam afastados. 

O membro inferior da criança sofre alterações angulares e rotacionais durante o crescimento. Nos primeiros 18 meses de vida, os membros inferiores são arqueados, sobretudo devido a um arqueamento isolado das pernas (tíbias varas fisiológicas). Por volta dos dois anos de idade, os membros inferiores estão alinhados.

A partir daí, os joelhos vão evoluindo para valgo, atingindo um máximo entre os 3 e os 4 anos de idade. Com o crescimento normal, os joelhos voltam a alinhar, atingindo a forma definitiva entre os 8 e os 10 anos. 

Há, no entanto, situações em que o valgismo pode ser patológico. Há várias causas para esta deformidade, e podemos dividi-las em adquiridas ou congénitas. As causas adquiridas mais frequentes são as sequelas de traumatismos (por exemplo, fraturas que atingem as cartilagens de crescimento), tumores ósseos ou infeções. Nas causas congénitas, as malformações ósseas e as alterações metabólicas são as mais frequentes. Nas primeiras, a deformidade pode já estar presente ao nascimento. Nas doenças metabólicas, a deformidade pode ser progressiva e apenas ser notada com o passar do tempo.

Diagnóstico

A avaliação clínica é determinante para o diagnóstico. A simetria, a estabilidade e a mobilidade dos joelhos, quando alteradas, sugerem uma causa subjacente para o valgismo.

O Rx é o primeiro exame a realizar. Permite avaliar o grau de desvio e pode ajudar a esclarecer se se trata de uma situação normal ou patológica. Quando existe uma situação patológica subjacente, é habitualmente necessária a realização de uma tomografia computorizada (TC) ou ressonância magnética (RM).

Sintomas

Como regra, os joelhos valgos fisiológicos são simétricos, estáveis, não causam qualquer dor ou limitação funcional e têm uma correção natural após os 4 anos de idade. Em casos patológicos, quer seja pela existência de uma causa subjacente, quer pelo desequilíbrio mecânico que condicionam, pode ser causa de dor.

Tratamento

Na maioria dos pacientes, não é necessário qualquer tratamento. O tempo e o crescimento encarregam-se de mudar o alinhamento dos membros inferiores e transformar os joelhos valgos em joelhos normoalinhados.

A cirurgia pode estar indicada nas situações de valgismo patológico, para melhorar um quadro doloroso, restaurar o alinhamento biomecânico adequado e para impedir uma artrose futura. A cirurgia mais frequente, efetuada durante o crescimento, chama-se hemiepifisiodese. Trata-se de uma cirurgia simples, realizada em ambulatório e com excelente resultado.

Prof. Nuno Alegrete

Prof. Nuno Alegrete

Nuno Alegrete é Ortopedista Pediátrico no Hospital CUF Porto, onde é Coordenador da Unidade de Ortopedia Pediátrica e de Deformidades da Coluna.

O Prof. Nuno Alegrete consulta à 3ª, 4ª e 6ª de tarde, e à 5ª de manhã.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação