Joelho valgo é uma caraterística anatómica em que o joelho está em X, ou seja, os joelhos estão juntos e os tornozelos ficam afastados.
O membro inferior da criança sofre alterações angulares e rotacionais durante o crescimento. Nos primeiros 18 meses de vida, os membros inferiores são arqueados, sobretudo devido a um arqueamento isolado das pernas (tíbias varas fisiológicas). Por volta dos dois anos de idade, os membros inferiores estão alinhados.
A partir daí, os joelhos vão evoluindo para valgo, atingindo um máximo entre os 3 e os 4 anos de idade. Com o crescimento normal, os joelhos voltam a alinhar, atingindo a forma definitiva entre os 8 e os 10 anos.
Há, no entanto, situações em que o valgismo pode ser patológico. Há várias causas para esta deformidade, e podemos dividi-las em adquiridas ou congénitas. As causas adquiridas mais frequentes são as sequelas de traumatismos (por exemplo, fraturas que atingem as cartilagens de crescimento), tumores ósseos ou infeções. Nas causas congénitas, as malformações ósseas e as alterações metabólicas são as mais frequentes. Nas primeiras, a deformidade pode já estar presente ao nascimento. Nas doenças metabólicas, a deformidade pode ser progressiva e apenas ser notada com o passar do tempo.