Artrose Mão e Dedos

As artroses (desgaste da cartilagem) das articulações da mão e dedos são extremamente frequentes com uma incidência crescente com o avançar da idade.
As artroses mais frequentes são a artrose da articulação distal dos dedos e a artrose da base do polegar, esta particularmente prevalente entre as mulheres.
A grande maioria destas artroses não tem ainda causa esclarecida, mas devem ter acompanhamento médico, pois existe tratamento eficaz para elas.

Outra causa frequente de artrose das articulações da mão e dedos são as artrites inflamatórias, como a artrite reumatoide, que causam progressivamente destruição articular e laxidez dos tecidos que suportam a articulação com a possibilidade de causar deformidades grosseiras dos dedos. São particularmente atingidas nestas doenças as articulações metacarpofalângicas (entre a mão e dedos) e as interfalângicas proximais (articulações intermédias dos dedos).
As articulações da mão e dedos também podem desenvolver artrose pós-traumática, já que são frequentemente lesadas em traumas desportivos, laborais ou outros.

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser confirmado com o uso de radiografia simples da articulação afetada, podendo nalguns casos ser necessário o uso de TAC ou RMN.

Sintomas

Dor crônica na articulação afetada, normalmente agravada pelo movimento ou esforços, associado a edema (inchaço) da articulação afetada e deformidade da mão ou dedo.

Tratamento

Inicialmente o tratamento é conservador com o uso de talas de imobilização (na artrose da base do polegar) e anti-inflamatórios.
Pode ser proposto também a infiltração da articulação com desgaste de corticosteróide (anti-inflamatório) ou ácido hialurónico (viscosuplementação).
Se o tratamento conservador não conseguir aliviar o desconforto causado pela artrose ou no caso de causar deformidade do dedo, o tratamento cirúrgico das artroses da mão pode ser proposto.

As técnicas cirúrgicas para tratamento da artrose são diferentes consoante a articulação atingida, podendo ser proposto artrodese (fusão) da articulação atingida ou artroplastia (prótese) que mantém o movimento.
Estes tratamentos têm uma alta taxa de sucesso, conseguindo restaurar a funcionalidade da mão na maioria dos casos.
Dr. Pedro Negrão

Dr. Pedro Negrão

Pedro Negrão Ramos é ortopedista no Hospital CUF Porto onde é responsável pela Unidade do Punho e Mão.

O Dr. Pedro Negrão consulta à 2ª de manhã e tarde e à 4ª de manhã.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação