É comum as crianças começarem a andar com os pés virados para dentro. Aprender a andar demora tempo e requer prática. Quando os pés apontam para dentro, falamos de in-toeing (ou intraversão). Out-toeing (ou extra-versão) é o termo que se refere à orientação dos pés para fora.
Intoeing e out-toeing
Diagnóstico
A maior parte das consultas relacionadas com alterações rotacionais dos membros inferiores devem-se a intoeing. No início da marcha, a principal razão para esta caraterística é a torção tibial medial, frequentemente associada com varismo da tíbia (tíbia vara fisiológica). Nestas situações, o joelho aponta para a frente, mas o pé está em convergência. Trata-se de uma situação fisiológica, mais evidente por volta dos 18 meses, e que tende a desaparecer até aos 4 anos de idade.
Por que motivo algumas crianças desenvolvem variações rotacionais e outras não, não está esclarecido. A tíbia vara fisiológica (arqueamento e in-toeing) parece estar associada com início da marcha mais precoce e maior atividade, no entanto, é mais consensual que a história familiar de in-toeing ou de out-toeing desempenhe um papel determinante.
Sintomas
As variações rotacionais dos membros inferiores são comuns durante o crescimento e, para a maioria das crianças não são motivo de preocupação. São variações que não causam dor, não têm qualquer repercussão funcional e, geralmente, melhoram à medida que as crianças crescem.
Tratamento
À medida que a as crianças vão crescendo, habitualmente os seus ossos vão rodando progressivamente para o ângulo normal do adulto. Pisar para dentro ou para fora, vão melhorando de forma gradual, mas lenta.
No passado, botas ortopédicas e aparelhos de torção eram usados para “tratar” essas variações normais do alinhamento rotacional dos membros inferiores.
Em caso de dúvida, ou se a evolução não estiver a ser a esperada (assimetrias, claudicação, dor), deve aconselhar-se com o seu médico. Para um pequeno número de crianças, as anormalidades da marcha podem estar associadas a outros problemas, sobretudo de origem neurológica ou neuromuscular. Todas estas situações devem ser profundamente investigadas para que o seu tratamento seja atempado e adequado
Prof. Nuno Alegrete
O Prof. Nuno Alegrete consulta à 3ª, 4ª e 6ª de tarde, e à 5ª de manhã.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação