Dedo em Mola ou Dedo em Gatilho

O dedo em mola ou dedo em gatilho corresponde a um ressalto doloroso com o uso do dedo ou dedos afetados. É causado por uma inflamação localizada no tendão que dobra um dedo, tornando-o demasiado grande para o túnel onde o tendão desliza. Este túnel inicia-se na palma da mão e vai até à extremidade do dedo. É na palma da mão, no início do túnel, que a inflamação surge.
Esta doença é mais frequente na população adulta e nos diabéticos.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito pela história do doente e pelo exame da mão. Normalmente esta doença origina dor na palma da mão adjacente ao dedo afetado ou na prega da dobra do polegar. Origina também ressalto do dedo ou prisão do dedo numa posição dobrada.

Sintomas

No início da doença o ressalto é esporádico, ficando cada vez mais frequente com o avançar da inflamação do tendão, podendo causar um bloqueio da capacidade para esticar o dedo.

Tratamento

O tratamento inicial pode consistir na toma de anti-inflamatórios ou na aplicação de uma infiltração com corticóide diretamente na bainha do tendão afectado.
O tratamento cirúrgico é recomendado na doença mais avançada ou na falha dos tratamentos anteriores e consiste na secção de parte da bainha do tendão afectado e na libertação das aderências do tendão.
É uma cirurgia geralmente realizada em regime de ambulatório.

Dr. Pedro Negrão

Dr. Pedro Negrão

Pedro Negrão Ramos é ortopedista no Hospital CUF Porto onde é responsável pela Unidade do Punho e Mão.

O Dr. Pedro Negrão consulta à 2ª de manhã e tarde e à 4ª de manhã.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação