Fratura do Escafóide

A fractura do escafóide é uma fractura frequente no punho, que normalmente ocorre após quedas com trauma directo do punho, no contexto desportivo, laboral ou em acidentes motorizados.
O escafóide é um osso que conjuntamente com outros ossos do punho fazem a ligação do punho à mão, permitindo o arco de mobilidade normal do punho.
A fractura deste osso, caso não seja adequadamente tratado, origina dor, limitação da mobilidade do punho, podendo também originar artrose futura do punho.

Diagnóstico

Normalmente além da radiografia simples do punho é necessário uma TAC para o correto diagnóstico desta fractura.
Em lesões de mais alta energia pode haver fraturas de outros ossos do punho e/ou luxação do punho com necessidade de tratamento cirúrgico urgente.

Sintomas

Dor no lado de fora do punho (junto da base do polegar), edema (inchaço) discreto do punho, dificuldade a mobilizar o punho.
Normalmente após os primeiros dias a dor diminui podendo ser discreta, o que atrasa a vinda do doente ao médico.

Tratamento

O escafóide fracturado é um osso com consolidação difícil e que necessita de imobilização prolongada para o seu tratamento.
As fracturas estáveis ou sem desvio podem ser adequadamente tratadas com imobilização gessada por um período que vai das 6 a 8 semanas.

Para diminuir o tempo de imobilização do punho e de paragem laboral ou desportiva pode ser proposto um tratamento cirúrgico para osteossíntese da fractura com um parafuso.
Em fraturas com desvio, da extremidade proximal do osso ou associadas a outras fracturas ou luxações do carpo será necessário tratamento cirúrgico, normalmente com colocação de parafuso compressivo dentro do osso ou fios de Kirschner (fios de arame).
Se a fratura evoluir para ausência de consolidação, normalmente o tratamento é cirúrgico com colocação de enxerto ósseo e parafuso compressivo.
Dr. Pedro Negrão

Dr. Pedro Negrão

Pedro Negrão Ramos é ortopedista no Hospital CUF Porto onde é responsável pela Unidade do Punho e Mão.

O Dr. Pedro Negrão consulta à 2ª de manhã e tarde e à 4ª de manhã.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação