O síndrome do túnel cárpico é um aperto ou compressão do nervo mediano no punho. Este nervo passa por um canal no punho (canal cárpico) juntamente com nove tendões dos dedos da mão.
Quando a pressão sobre o nervo dentro deste canal é suficientemente alta para perturbar o normal funcionamento do nervo, surgem os sintomas.
Na maioria dos doentes a causa do aumento da pressão é desconhecida, mas pode estar associada a doenças da tiróide, artrite reumatóide, diabetes e à gravidez, pela retenção de líquidos.
Síndrome do Túnel Cárpico
Diagnóstico
O diagnóstico é clínico, ou seja, baseado nos sintomas e no exame clínico do doente, podendo ser confirmado por eletromiografia EMG (exame para os nervos).
Sintomas
Esta doença origina dor no punho ou mão, acompanhada de formigueiros dos dedos e falta de sensibilidade dos dedos polegar, indicador e médio.
Os sintomas são preferencialmente noturnos, mas podem surgir durante o dia, ao conduzir ou a ler.
Alguns doentes referem diminuição da força e tendência para deixar cair objetos na mão afetada.
Tratamento
O tratamento dos casos iniciais e mais ligeiros pode ser feito com recurso a anti-inflamatórios, uso de tala noturna imobilizadora do punho ou modificação das posturas do punho que causam o aparecimento dos sintomas.
Casos mais avançados ou resistentes à terapêutica conservadora beneficiam de tratamento cirúrgico, que consiste em descomprimir o canal cárpico, cortando o ligamento que forma o teto deste canal, e pode ser realizado por uma incisão na parte anterior do punho, ou de forma endoscópica (método que usa uma câmara) com uma incisão menor.
A decisão de qual a melhor técnica a utilizar é realizada caso a caso, com o doente.
O resultado nos casos ligeiros a moderados é geralmente excelente sendo menos previsível a recuperação do nervo nos casos muito severos ou com duração muito longa.
Dr. Pedro Negrão
O Dr. Pedro Negrão consulta à 2ª de manhã e tarde e à 4ª de manhã.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação