O joelho corresponde à articulação entre o fémur e a tíbia. As superfícies da articulação são recobertas por cartilagem. Os meniscos são estruturas com forma em crescente, localizadas entre estas duas superfícies. Existem dois meniscos, um medial (interno) e outro lateral (externo).
Lesão dos Meniscos
Uma lesão meniscal acontece na sequencia de um traumatismo, ou como consequência de traumatismos repetitivos de baixa energia, na sequência de determinados movimentos. As lesões podem ser estáveis ou instáveis.
Diagnóstico
O diagnóstico é clinico e confirmado através de Ressonância Magnética, devendo ser complementado com Raio-X, nos casos de desvio axial do membro.
Sintomas
Provocam dores, bloqueios, derrames, e algumas vezes sensação de instabilidade. As lesões cartilagíneas podem estar associadas e participar na sintomatologia dolorosa.
Tratamento
Na fase inicial podem ser prescritos analgésicos e anti-inflamatórios em conjunto com um plano adequado de reabilitação. Os meniscos só têm vascularização na periferia mais externa, junto a sua inserção menisco capsular, como tal tem dificuldade em cicatrização.
A indicação cirúrgica coloca-se nas lesões meniscais instáveis ou estáveis que não respondem ao tratamento médico, estando indicada a realização de Artroscopia do joelho para a remoção da parte lesionada, denominada por Meniscectomia ou reparação da mesma, através da Sutura dos meniscos.
Dr. Paulo Ribeiro de Oliveira
O Dr. Paulo Ribeiro de Oliveira consulta ás 2 ª feira, 4 ª feira e 6 ª feiras de tarde
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação