Entorse do Tornozelo

Uma Entorse de Tornozelo ocorre quando os ligamentos fortes que suportam o tornozelo se estiram para além dos seus limites e “rompem”. As Entorses do Tornozelo são lesões comuns que ocorrem em pessoas de todas as idades.
As entorses variam de leves a graves, dependendo de quanto dano é feito nos ligamentos.

A maioria das entorses são lesões menores que curam com tratamentos simples, como repouso e aplicação de gelo. No entanto, se o tornozelo está muito inchado e doloroso, deve consultar o seu médico.
Sem tratamento adequado e reabilitação, uma entorse mais grave pode enfraquecer o tornozelo tornando mais provável que outra entorse ocorra novamente. Entorses de Tornozelo repetidas podem levar a problemas de longo prazo, incluindo dor crónica no tornozelo, artrose e instabilidade. Os ligamentos são tecidos fortes e fibrosos que ligam os ossos a outros ossos. Os ligamentos do tornozelo ajudam a manter os ossos na posição adequada e a estabilizar a articulação.
A maioria das Entorses do Tornozelo ocorrem com lesão dos ligamentos laterais, situados do lado de fora, do tornozelo.
Se existe uma rotura completa dos ligamentos, o tornozelo pode tornar-se instável após a cura inicial. Ao longo do tempo, esta instabilidade pode resultar em lesões para os ossos e para a cartilagem da articulação do tornozelo.

Causas

O tornozelo pode torcer-se inesperadamente durante diversas atividades como andar de bicicleta ou exercitar-se numa superfície irregular, queda e participação em desportos como trail, basquetebol, ténis, futebol.

Sintomas

A Entorse do Tornozelo é dolorosa. Os sintomas podem incluir inchaço, contusão ou hematoma, dor à palpação e mobilização, incapacidade para deambular parcial ou totalmente e instabilidade do tornozelo, que pode ocorrer quando houver rotura completa dos ligamentos ou uma luxação completa da articulação do tornozelo.

Se houver rotura grave dos ligamentos pode ouvir-se ou sentir-se um ‘pop’ quando a entorse ocorre. Os sintomas de uma entorse grave são semelhantes aos de um tornozelo partido, sendo necessária uma avaliação médica imediata.

Tratamento

Tratamento Não-cirúrgico

Quase todas as Entorses de Tornozelo podem ser tratadas sem cirurgia. Até mesmo uma rotura completa dos ligamentos pode curar sem reparação cirúrgica, se tratada de forma adequada.

Este tipo de tratamento é o indicado na grande maioria das entorses numa primeira fase. Este tipo de tratamento vai depender do grau ou severidade da entorse. Mediante a situação, pode ser necessário adotar medidas mais simples, para melhorar os sintomas, ou mais complexas, como a imobilização tornozelo.
O tempo de tratamento, assim como a necessidade de plano de Medicina Física e Reabilitação, através de Fisioterapia, depende também da severidade da lesão e da sua evolução.

 

Tratamento Cirúrgico

O tratamento cirúrgico para Entorses de Tornozelo é raro. A cirurgia é reservada para lesões que não respondem ao tratamento não cirúrgico e para pacientes que sofrem de instabilidade do tornozelo persistente após meses de reabilitação e tratamento não cirúrgico. Opções cirúrgicas podem incluir a Artroscopia do Tornozelo e a reparação ligamentar. A reabilitação após a cirurgia envolve tempo e atenção para restaurar a força e amplitude de movimento, para que possa voltar ao nível de atividade prévio. O período de tempo de reabilitação depende da extensão da lesão e da cirurgia efetuada.

Dr. Manuel Santos Carvalho

Dr. Manuel Santos Carvalho

Manuel Santos Carvalho é Ortopedista no Hospital CUF Porto e Clínica CUF São João da Madeira. É o coordenador da Unidade de Pé e Tornozelo do Hospital CUF Porto.

O Dr. Manuel Santos Carvalho consulta às 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiras.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação