As deformidades do segundo ao quinto dedos do pé são muito frequentes, atingindo quer a articulação interfalângica proximal, que corresponde à primeira articulação do dedo, quer a articulação interfalângica distal, a segunda articulação do dedo.
Dedo em Garra
Diagnóstico
Um exame clínico cuidado e o Raio-X de ambos pés permitem fazer um diagnóstico preciso e avaliar a gravidade e as alterações associadas de outras estruturas do pé.
Sintomas
Os pacientes apresentam calosidades, denominadas em Medicina por Hiperqueratoses, nos locais onde estas deformidades entram em contacto com os sapatos, por estes serem apertados ou por hiperpressão óssea. Pode mesmo ocorrer a formação de feridas ou úlceras, normalmente na ponta dos dedos ou na zona dorsal das articulações interfalângicas, dificultando, por vezes, o uso do calçado habitual.
Tratamento
Na fase inicial, enquanto as deformidades forem flexíveis, são recomendados manipulação e exercícios de alongamento dos músculos da perna e pé. Na ausência de feridas ou infeção, uma palmilha ou o uso de ortóteses específicas em silicone pode também ser tentado. O uso de sapatos adaptados é uma alternativa em pacientes em que a intervenção cirúrgica não seja opção.
Dr. Manuel Santos Carvalho
O Dr. Manuel Santos Carvalho consulta às 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiras.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação