Instabilidade da Anca

A anca desempenha funções importantes no suporte da porção superior do nosso corpo quando estamos de pé, a caminhar ou a correr. A parte superior do fémur, denominada de cabeça femoral, e parte da bacia, acetábulo, juntamente com o labrum, a cápsula e os ligamentos associados, formam uma articulação forte e inerentemente estável. Quando o labrum, a cápsula ou os ligamentos ficam danificados, a articulação começa a ficar instável e sintomática, criando Instabilidade da Anca.

O aparecimento de instabilidade pode estar relacionado com fatores intrínsecos como hipermobilidade ou hiperlaxidez, ou associada a eventos traumáticos, tanto traumatismos major, como microtraumatismos de repetição, recorrentes em bailarinas, ginastas ou golfistas.

Diagnóstico

Exame físico detalhado com avaliação de presença de Hiperlaxidez ou Hipermobilidade.
O exame de imagem mais frequente é o Raio-X com várias incidências especiais.
A avaliação da cápsula, labrum, músculos e ligamentos é feita com recurso a Ressonância Magnética ou Artro-Ressonância Magnética.

Sintomas

Os sintomas mais frequentes de Instabilidade da Anca são a sensação de que se vai perder o controlo da articulação em certos movimentos. Associam-se por vezes pequenos cliques da articulação e dor. Frequentemente acontecem episódios de subluxação.

Tratamento

São prescritos planos de reeducação e fortalecimento muscular centrados no reforço muscular, equilíbrio, controlo da articulação e flexibilidade.
No caso em que o tratamento conservador falha, será ponderado o tratamento cirúrgico através de artroscopia para resolver lesões do labrum, cápsula ou ligamentos, ou, em casos mais complexos, cirurgia convencional.

Dr. Eurico Monteiro

Dr. Eurico Monteiro

Eurico Lisboa Monteiro é Ortopedista no Hospital CUF Porto onde é o cordenador da Unidade de Patologia da Anca e Bacia,

O Dr. Eurico Monteiro consulta à 6ª de tarde.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação