O Síndrome do Piriforme ou Glúteo Profundo é talvez a patologia com diagnóstico mais difícil e evasivo na anca. É, frequentemente, difícil de diagnosticar e o doente chega referenciado por outros colegas (cirurgiões da coluna, na maioria das vezes) e com múltiplas consultas e exames anteriores.
Síndrome do Piriforme
Diagnóstico
O diagnóstico é feito com recurso à Ecografia podendo no mesmo tempo ser realizados atos diagnósticos ou terapêuticos com injeções específicas. A Injeção Ecoguiada deste espaço com uma mistura de anestésico e corticóide constitui uma prova terapêutica/diagnóstica.
A Ressonância permite avaliar a existência ou não de compressões extrínsecas do nervo ciático.
Sintomas
O Síndrome do Piriforme ou Glúteo Profundo é caracterizado por uma dor na região posterior da anca, dor glútea, frequentemente com irradiação pela perna até ao tornozelo ou para a região lombar, semelhante à dor ciática.
Esta dor resulta da compressão do nervo ciático no compartimento profundo/posterior da anca pelas estruturas que o rodeiam.
Tratamento
O tratamento de primeira linha é o conservador, não cirúrgico, com recurso a programas de reabilitação da anca e, eventualmente, à injeção de uma mistura de anestésico e corticóide.
Dr. Eurico Monteiro
O Dr. Eurico Monteiro consulta à 6ª de tarde.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação