Prótese da Anca

A Artroplastia da Anca é utilizada em casos de Artrose. Trata-se de uma opção com excelentes resultados no alívio da dor e da recuperação da mobilidade dos doentes, sendo as próteses da anca uma das artroplastias mais utilizadas, com melhores resultados e maior longevidade.
Em função da idade, atividade e qualidade óssea do doente, as próteses podem ser fixadas com ou sem cimento ósseo (Polimetilmetacrilato – PMMA).
Os componentes metálicos implantados são ligas de titânio, mais compatíveis com o osso nativo e sem os problemas de desgaste articular por corrosão e formação de partículas metálicas nocivas. A interface da prótese será preferencialmente feita por um polietileno de última geração e uma cabeça de cerâmica.

O acesso à anca pode ser feito através de diversas incisões, sendo as mais utilizadas a via posterolateral, com a realização de uma incisão na região glútea, ou a via anterior direta, através de uma incisão realizada na linha do biquíni na prega inguinal. O tipo de abordagem será discutido com cada doente de acordo com o quadro clínico de cada um. No caso da via posterolateral serão privilegiadas a abordagens menos invasivas DSA (Direct Superior Approach) ou SPAIRE que resultam em menos dano muscular.
Estas abordagens menos invasivas têm como principais vantagens um menor dano muscular e da cápsula, resultando em maior estabilidade da prótese, menos dor pós-operatória, recuperação mais acelerada, menor perda sanguínea, hospitalizações mais curtas e incisões mais pequenas e cosméticas.
O tipo de abordagem utilizada e o tipo de componentes implantados serão discutidos com o doente de acordo com cada caso individual e benefício de uso de implantes específicos.
Dr. Eurico Monteiro

Dr. Eurico Monteiro

Eurico Lisboa Monteiro é Ortopedista no Hospital CUF Porto onde é o cordenador da Unidade de Patologia da Anca e Bacia,

O Dr. Eurico Monteiro consulta à 6ª de tarde.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação