As próteses da anca são compostas por componentes mecânicos sujeitos ao desgate do seu uso. Quando estes implantes começam a falhar é necessário trocar os componentes da prótese. Existem também próteses da anca que ficam instáveis, luxando (saindo do sítio) várias vezes e condicionando a qualidade de vida do doente, sendo necessário a substituição/re-orientação dos seus componentes. No caso das infecções de prótese torna-se também necessário limpar e substituir os implantes infectados. Muitas vezes é necessário um tempo prolongado de toma de antibióticos por forma a erradicar a infecção.
Nas revisões das artroplastias da anca é necessário um estudo pré-operatório extenso para avaliar o estado dos componentes e do próprio osso nativo do doente por forma a planear a extração dos componentes antigos e colocação dos novos implantes.
São cirurgias mais demoradas, agressivas e com um tempo de recuperação mais longo que uma prótese da anca primária.
O tipo de abordagem utilizada e de componentes implantados serão discutidos com o doente de acordo com cada caso individual e benefício de uso de implantes e técnicas específicas.
Revisão de Prótese da Anca
Dr. Eurico Monteiro
Eurico Lisboa Monteiro é Ortopedista no Hospital CUF Porto onde é o cordenador da Unidade de Patologia da Anca e Bacia,
O Dr. Eurico Monteiro consulta à 6ª de tarde.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação