Artrose

A Artrose, Osteoartrose ou Osteoartrite é a forma mais comum de artrite, afetando milhões de pessoas no mundo. Ocorre quando a cartilagem que reveste a extremidade dos ossos se desgasta ao longo do tempo. A cartilagem é um tecido firme e lubrificado que permite o movimento suave, sem fricção, das articulações. Na Osteoartrose, esta superfície torna-se irregular e áspera, aumentando a fricção, podendo evoluir até ao ponto em que os próprios ossos se movem em contacto direto.

Apesar de poder afetar qualquer articulação do corpo, mais frequentemente as mãos, joelhos, ancas, ombros e coluna vertebral, a idade avançada, sexo feminino, a obesidade, traumatismos, determinadas profissões e algumas doenças como a diabetes ou a artrite reumatoide também são fatores de risco para o desenvolvimento da osteoartrose.

Diagnóstico

A articulação deve ser cuidadosamente avaliada, nomeadamente os movimentos que provocam dor, manobras de alívio ou provocação, deformidades visíveis ou palpáveis, bem como a presença de sinais inflamatórios. O Raio-X permite o diagnóstico, podendo ser complementada pela Tomografia Computorizada (vulgo TAC) ou Ressonância Magnética. Mais de 75% das pessoas acima dos 55 anos apresentam alterações nos exames radiográficos, mas a maioria não tem sintomas.

Nos casos de falência do tratamento conservador está indicado o tratamento cirúrgico. Dependendo da articulação e do estado da doença, estão disponíveis diferentes opções, como Osteotomia que faz a secção e realinhamento ósseo, Artrodese que consiste na fusão ou união das superfícies articulares, impedindo o movimento, e Prótese ou Artroplastia que é a substituição da articulação.

Sintomas

Habitualmente, os sintomas da Osteoartrose aparecem e evoluem lentamente, agravando progressivamente. Entre os sinais e sintomas mais frequentes incluem-se a dor que aparece com o movimento ou após este terminar, a sensação de tensão à palpação da articulação, muitas vezes por existência de derrame, líquido na articulação, rigidez articular mais comum de manhã após acordar, perda de flexibilidade e da mobilidade ocorrendo frequentemente perda da capacidade de movimento total da articulação, ranger da articulação com o movimento e esporões ósseos, os típicos “bicos de papagaio, que consistem no crescimento ósseo à volta da articulação, que podem ser palpáveis em zonas de pele mais fina sendo mais comum nos joelho ou dedos.

Tratamento

Uma vez presente, a Osteoartrose evolui gradualmente e não existe uma verdadeira cura para esta doença. A manutenção de uma vida ativa, controlo do peso corporal e alguns tratamentos complementares podem atrasar a evolução da doença, melhorar a dor e a função da articulação. Na fase inicial podem ser prescritos analgésicos e anti-inflamatórios que, em conjunto com um plano adequado de fisioterapia, permitem o alívio da dor e melhoria da função articular, apesar de não tratarem a artrose. A injeção intra-articular de corticoides ou ácido hialurónico, através da Viscossuplementação, pode aliviar os sintomas, sobretudo nas fases iniciais da doença.

A injeção intra-articular de corticoides ou ácido hialurónico, através da Viscossuplementação, pode aliviar os sintomas, sobretudo nas fases iniciais da doença. Nos casos de falência do tratamento conservador está indicado o tratamento cirúrgico. Dependendo da articulação e do estado da doença, estão disponíveis diferentes opções, como Osteotomia que faz a secção e realinhamento ósseo, Artrodese que consiste na fusão ou união das superfícies articulares, impedindo o movimento, e Prótese ou Artroplastia que é a substituição da articulação.
Prof. Nuno Neves

Prof. Nuno Neves

Nuno Neves é Ortopedista no Hospital CUF Porto, onde é Coordenador da Especialidade de Ortopedia e da Unidade da Coluna.

O Prof. Nuno Neves consulta à 2ª de manhã, 4ª todo o dia e 5ª de tarde.

Prof. Manuel Ribeiro da Silva

Prof. Manuel Ribeiro da Silva

Manuel Ribeiro da Silva é Ortopedista no Hospital CUF Porto, onde é Coordenador da Unidade de Ombro e Cotovelo e da Equipa de Sinistralidade.

O Prof. Manuel Ribeiro da Silva consulta à 2ª e 5ª de tarde.

Dr. Pedro Negrão

Dr. Pedro Negrão

Pedro Negrão Ramos é ortopedista no Hospital CUF Porto onde é responsável pela Unidade do Punho e Mão.

O Dr. Pedro Negrão consulta à 2ª de manhã e tarde e à 4ª de manhã.

Dr. Eurico Monteiro

Dr. Eurico Monteiro

Eurico Lisboa Monteiro é Ortopedista no Hospital CUF Porto onde é o cordenador da Unidade de Patologia da Anca e Bacia,

O Dr. Eurico Monteiro consulta à 6ª de tarde.

Dr. Manuel Santos Carvalho

Dr. Manuel Santos Carvalho

Manuel Santos Carvalho é Ortopedista no Hospital CUF Porto e Clínica CUF São João da Madeira. É o coordenador da Unidade de Pé e Tornozelo do Hospital CUF Porto.

O Dr. Manuel Santos Carvalho consulta às 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiras.

Dr. Paulo Ribeiro de Oliveira

Dr. Paulo Ribeiro de Oliveira

Paulo Ribeiro de Oliveira é Ortopedista com o grau de Consultor no Hospital CUF Porto, onde é Coordenador da Unidade de Joelho.

O Dr. Paulo Ribeiro de Oliveira consulta ás 2 ª feira, 4 ª feira e 6 ª feiras de tarde

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação