A Hérnia Discal Cervical é um deslocamento de parte do disco intervertebral para fora da sua localização normal, podendo causar compressão da medula ou nervos espinhais, provocando dor e alterações neurológicas.
Os discos intervertebrais são estruturas anatómicas que formam articulações entre as vértebras, permitindo o movimento e a absorção de choques.
Hérnia Discal Cervical
Diagnóstico
O diagnóstico depende de uma história clínica e exame físico cuidados, incluindo um exame neurológico detalhado para determinar os nervos provavelmente afetados. Embora o Raio-X faça parte do estudo da dor cervical ou do braço, a Hérnia Discal não se visualiza neste exame uma vez que é formada por material não ósseo.
Sintomas
A hérnia de disco pode comprimir um nervo espinhal causando dor no pescoço irradiando ao longo do braço e mão, denominada por Braquialgia. Pode ser acompanhada de adormecimento, formigueiro, alterações da sensibilidade e fraqueza muscular. Em alguns casos, a hérnia comprime a medula causando alterações neurológicas graves, como perda de equilíbrio, descoordenação motora ou fraqueza muscular generalizada.
Tratamento
O tratamento conservador, não cirúrgico, resulta na maioria dos doentes e deve ser tentado na fase inicial. Poderão ser prescritos períodos de repouso curtos, restrição temporária da atividade física, fisioterapia e colares. Técnicas de relaxamento, fortalecimento dos músculos do pescoço, caminhadas, Pilates e Ioga, são outros exercícios que poderão ser eficazes não só no tratamento como também na prevenção.
Prof. Nuno Neves
O Prof. Nuno Neves consulta à 2ª de manhã, 4ª todo o dia e 5ª de tarde.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação