O espaço onde se localizam os Tendões da Coifa dos Rotadores no ombro, tem como limite superior o acrómio, local da omoplata que se articula com a clavícula, e limite inferior a cabeça umeral. Situações de diminuição do espaço entre os tendões e o osso, provocadas por alteração da forma do osso na proximidade dos tendões, ou outras variações da anatomia de cada doente, diminuem o espaço existente para a mobilização dos tendões da coifa dos rotadores, podendo causar atrito durante o movimento, o que provoca a ocorrência de inflamação e consequente dor.
Conflito Subacromial
Diagnóstico
O diagnóstico depende de uma história clínica e exame físico cuidados e detalhados, com particular atenção no registo de amplitudes de movimento, força muscular e gestos que provocam dor ao doente.
Imagiologicamente, o estudo deve ser iniciado pela realização de Raio-X, que fornece importantes informações sobre a articulação do ombro, nomeadamente a forma do acrómio, bem como avaliação do espaço existente para os tendões entre a cabeça umeral e o acrómio – espaço Subacromial.
A Ressonância Magnética permite avaliar as estruturas tendinosas, musculares e ligamentares do ombro com grande detalhe, sendo atualmente o melhor exame médico imagiológico na avaliação da coifa dos rotadores. A Ecografia é um exame rápido que permite uma avaliação dinâmica das estruturas do ombro, podendo ser efetuada uma comparação com o lado contralateral.
Sintomas
Os sintomas do Conflito Subacromial estão associados a uma mobilidade dolorosa do ombro, sendo a dor habitualmente de início progressivo, intensidade crescente e associada a esforços ou atividade física com o ombro. Os sintomas são agravados pela necessidade de efetuar movimentos com os braços acima da cabeça ou colocar os braços posteriormente em relação ao corpo como, por exemplo, ao colocar o cinto de segurança ou apertar o soutien. Estes sintomas podem condicionar a mobilidade do ombro.
Nos casos de evolução mais longa, em que o Conflito Subacromial provoca uma Rotura da Coifa dos Rotadores, a apresentação clínica pode também manifestar-se com diminuição da mobilidade do ombro.
Tratamento
A decisão do tratamento para o Conflito Subacromial é necessariamente individualizada para cada doente, tendo em conta a gravidade das queixas apresentadas, idade e nível de atividade, bem como a localização, extensão e severidade da lesão. A duração do tratamento será tanto menor, e a sua eficácia tanto maior, quanto mais cedo o doente iniciar o tratamento médico.
Esta opção pode em alguns casos ser suplementada com a realização de infiltrações articulares com corticosteróides, fatores de crescimento (PRPs) ou Viscossuplementação com nutrientes da cartilagem, para diminuição da dor do ombro.
O tratamento cirúrgico, realizado através de artroscopia do ombro, deverá ser utilizado apenas de forma excecional nos casos em que as anteriores medidas terapêuticas falharam.
Prof. Manuel Ribeiro da Silva
O Prof. Manuel Ribeiro da Silva consulta à 2ª e 5ª de tarde.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação