Dor no Ombro

A dor no ombro pode ser provocada por um problema na própria articulação ou nas estruturas que a rodeiam como músculos, ligamentos ou tendões. Nestes casos é habitual o seu agravamento com as atividades que implicam mobilização do ombro ou do braço.
Existem doenças noutras estruturas, nomeadamente a coluna cervical, que podem provocar uma dor referida ao ombro. Nestes casos a dor tipicamente mantém-se em repouso, não agravando com a mobilização do ombro ou braço.

Diagnóstico

O diagnóstico depende de uma história clínica e exame físico cuidados e detalhados, com particular atenção no registo de amplitudes de movimento, força muscular e gestos que provocam dor ao doente.
Imagiologicamente, o estudo deve ser iniciado pela realização de Raio-X, que fornece importantes informações sobre a articulação do ombro, bem como possíveis causas de dor, nomeadamente Artrose do Ombro ou Conflito Subacromial.

O estudo imagiológico pode ser complementado pela realização de exames que permitam avaliar com detalhe a integridade e características do ombro, nomeadamente Ressonância Magnética ou Ecografia.

Sintomas

A dor no ombro pode ser provocada pelo uso repetido da articulação, desgaste progressivo ou traumatismo.
A dor pode estar associada a diminuição da mobilidade e/ou diminuição da força.
Entre as causas mais frequentes para dor no ombro encontram-se a Artrose do Ombro, Fratura do Ombro, Capsulite Adesiva, Tendinite da Coifa dos Rotadores, Rotura da Coifa dos Rotadores, Lesão do Bicípite, Luxação do Ombro ou Artrose Acromioclavicular.

Tratamento

Deve procurar assistência médica imediata quando a dor no ombro é provocada por um traumatismo e acompanhada de deformidade, incapacidade de mobilizar o ombro ou inchaço súbito.
É aconselhável marcar uma consulta com um médico especializado em ombro quando o quadro clínico de dor, diminuição da mobilidade ou força é persistente após alguns dias de evolução ou de agravamento progressivo.

No período que antecede a avaliação médica é recomendável diminuir a mobilização do ombro afetado e, no caso de traumatismo, aplicar gelo por períodos.
Prof. Manuel Ribeiro da Silva

Prof. Manuel Ribeiro da Silva

Manuel Ribeiro da Silva é Ortopedista no Hospital CUF Porto, onde é Coordenador da Unidade de Ombro e Cotovelo e da Equipa de Sinistralidade.

O Prof. Manuel Ribeiro da Silva consulta à 2ª e 5ª de tarde.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação