Lesão de SLAP

A superfície articular da omoplata, chamada de glenoide, é rodeada por uma estrutura chamada labrum glenoideu, que aumenta a estabilidade do ombro evitando que ele luxe durante o movimento. A Lesão SLAP  é a lesão que ocorre no labrum da parte superior da glenóide, onde se origina também o tendão do bicipete.

Essas lesões podem ter origem traumática durante uma atividade desportiva, queda ou outro acidente; associadas a gestos repetidos com os membros superiores, principalmente com as mãos ao nível ou acima da cabeça, durante a atividade profissional ou desportiva; ou degenerativas.

Diagnóstico

O diagnóstico depende de uma história clínica e exame físico cuidados e detalhados, com particular atenção no registo de amplitudes de movimento, força muscular e gestos que provocam dor.

Imagiologicamente o estudo deve ser iniciado pela realização de Raio-X que, apesar de não permitir ver os tendões, fornece importantes informações sobre a articulação do ombro, bem como outras possíveis causas de dor, nomeadamente Artrose do Ombro, Conflito Subacromial ou Tendinite Calcificante. O estudo imagiológico deve ser complementado pela realização de exames que permitam avaliar com detalhe a integridade e características dos tendões do ombro, nomeadamente Ressonância Magnética.
A Ressonância Magnética permite avaliar as estruturas tendinosas, musculares e ligamentares do ombro com grande detalhe, sendo atualmente o melhor exame médico imagiológico na avaliação das roturas da coifa dos rotadores.

Sintomas

Normalmente os doentes têm dificuldade para explicar os sintomas, muitos não sabem se é uma dor ou incômodo dentro do ombro, ou seja, não conseguem delimitar um local específico.

De uma maneira geral, os sintomas mais comuns nos pacientes com lesão SLAP são dor ao elevar o braço acima da cabeça; dor ao deitar-se sobre o ombro e com os movimentos noturnos; estalidos, crepitações ou rangidos ao movimentar o ombro; dor ao tentar colocar o braço atrás da linha do tronco ou da cabeça; sensação de instabilidade no ombro; perda de força súbita no ombro ou sensação de “braço morto”; diminuição da performance esportiva; ou alterações do gesto esportivo.

Tratamento

A decisão do tratamento é necessariamente individualizada para cada doente, tendo em conta a gravidade das queixas apresentadas, idade e nível de atividade, bem como a localização, extensão e severidade da lesão.

Numa fase inicial é habitual uma abordagem não invasiva com prescrição de anti-inflamatórios, fisioterapia e alteração da atividade dos doentes. Quando todas estas medidas para alívio das queixas falham, deve ser considerado o tratamento cirúrgico. Nos dias de hoje, a cirurgia de Lesões de SLAP deve ser realizada por cirurgiões especializados, através de artroscopia, uma técnica minimamente invasiva em que, através de incisões milimétricas, são introduzidos, dentro do ombro, uma câmara e outros materiais que permitem uma avaliação detalhada das lesões e a realização do tratamento adequado e necessário das lesões existentes.
Prof. Manuel Ribeiro da Silva

Prof. Manuel Ribeiro da Silva

Manuel Ribeiro da Silva é Ortopedista no Hospital CUF Porto, onde é Coordenador da Unidade de Ombro e Cotovelo e da Equipa de Sinistralidade.

O Prof. Manuel Ribeiro da Silva consulta à 2ª e 5ª de tarde.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação