Dor na Mão e Dedos

A maioria das dores na mão e dedos são decorrentes de traumatismos, originando fraturas, luxações (deslocamento articular) ou lesões dos ligamentos dos dedos.
São frequentes as fraturas do 5º metacarpiano e das falange terminais dos dedos, assim como, as lesões ligamentares dos dedos que afetam a sua estabilidade.

Outras causas frequentes de dor na mão, são as tenossinovites ou inflamações dos tendões dos dedos que originam dor e ressalto do dedo. Uma patologia comum são as artroses da mão, nomeadamente a artrose da base do polegar (rizartrose) e artroses das articulações dos dedos, sendo a artrose da articulação terminal dos dedos, a artrose mais frequente do corpo humano.

Diagnóstico

No diagnóstico da dor na mão e dedos é usada normalmente uma radiografia simples que pode ser complementada com TAC (mais usada no caso de fraturas) ou RMN da mão.
A ecografia ou RMN são normalmente usadas para diagnóstico de patologia tendinosa como o dedo em gatilho ou cortes de tendões (seção tendinosa).

Sintomas

Normalmente a dor é severa nas fraturas da mão ou dedos, causando incapacidade imediata para o uso normal da mão ou dedos. As fraturas e as luxações articulares dos dedos originam deformidades por vezes grosseiras dos dedos que necessitam de tratamento imediato.
A rizartrose origina dor na base do polegar que se agrava com os esforços, dificultando, por exemplo, o desapertar de uma tampa bem fechada.
Nas artroses dos dedos a dor associa-se a diminuição da mobilidade da articulação atingida, assim como edema ou inchaço desta articulação.

Tratamento

O tratamento da dor na mão é variado conforme o diagnóstico, sendo que nas lesões traumáticas como fracturas dos ossos da mão são utilizadas talas gessadas ou de alumínio em fraturas estáveis e tratamento cirúrgico com fios de Kirschner (agulhas de aço) ou mini-placas e parafusos em fraturas instáveis.
Nas luxações articulares ou lesões ligamentares dos dedos da mão é necessária uma redução urgente da luxação podendo, caso persista instabilidade articular, ser obrigatória uma cirurgia para o seu adequado tratamento.

Nas artroses dos dedos ou do polegar o tratamento é inicialmente conservador, podendo incluir infiltração articular com corticosteróide (anti-inflamatório) ou com viscosuplementação (nutrientes da cartilagem) que normalmente tem efeitos temporários.
Como tratamento cirúrgico das artroses dos dedos podem ser utilizadas próteses dos dedos que mantêm a mobilidade articular ou artrodeses (fusões) da articulação afectada.
Dr. Pedro Negrão

Dr. Pedro Negrão

Pedro Negrão Ramos é ortopedista no Hospital CUF Porto onde é responsável pela Unidade do Punho e Mão.

O Dr. Pedro Negrão consulta à 2ª de manhã e tarde e à 4ª de manhã.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação