A dor no punho é uma queixa frequente sendo extremamente incapacitante por impedir o correto uso da mão, nomeadamente ao fazer força.
As razões para a dor no punho são diversas e na maioria dos casos originam-se após trauma do punho, que pode originar fracturas dos ossos do punho ou lesões ligamentares entre os vários ossos do carpo.
Dor no Punho
Noutros casos de dor no punho não existe motivo traumático, podendo estar associado ao aparecimento de quistos (papos), mais frequentes por cima do punho, ou a inflamação de tendões que cruzam o punho como, por exemplo, nas tendinites causadas por movimentos repetitivos.
Diagnóstico
Para o diagnóstico correto da causa de dor no punho normalmente é pedido estudo radiográfico dos 2 punhos em várias posições, ecografia, Tac ou RMN do punho dependendo da patologia em questão.
Sintomas
A dor no punho pode ser mais ou menos intensa causando desconforto ou incapacidade do uso do punho.
No caso de lesões ligamentares, pode originar ressalto doloroso do punho com os esforços.
No caso da artrose do punho (desgaste da cartilagem), a dor é moderada e está normalmente associada a limitação da mobilidade do punho mais ou menos acentuada.
No caso da artrite inflamatória do punho, como por exemplo, na artrite reumatóide, a dor está associada normalmente a inchaço e deformidade do punho.
Tratamento
O tratamento das lesões ósseas traumáticas do punho pode ser conservador com imobilização gessada ou com órtoteses normalmente por um período de 4 a 6 semanas.
No caso das lesões ligamentares dos ossos do carpo o tratamento é tendencialmente cirúrgico pelo risco de desenvolvimento futuro de artrose do punho.
Na artrose do punho normalmente são usadas técnicas que consistem na artrodese (fusão) parcial ou total do punho ou de prótese do punho em casos selecionados.
Dr. Pedro Negrão
O Dr. Pedro Negrão consulta à 2ª de manhã e tarde e à 4ª de manhã.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação