Esporão do Calcâneo

A fáscia plantar é uma banda espessa e forte, que se estende da parte inferior do osso do calcanhar (calcâneo) até aos dedos dos pés, comportando-se como um prolongamento do Tendão de Aquiles – Sistema Aquileo-Calcâneo-Plantar. É pouco elástica e desempenha um papel importante na manutenção do arco do pé durante a marcha e o apoio.

A fasceíte plantar corresponde a uma inflamação/degenerescência da inserção da fáscia plantar no calcâneo, enquanto que o esporão do calcâneo designa uma protuberância óssea que, por vezes, se encontra nesta zona.
Vários fatores, como excesso de peso, sobrecarga da inserção da fáscia ou rigidez do tendão de Aquiles, podem contribuir para esta doença. Os pés planos ou cavos, ou seja, que têm atenuação ou acentuação do arco plantar do pé, respetivamente, estão frequentemente associados.

Diagnóstico

O diagnóstico é essencialmente clínico, no entanto a Raio-X simples em carga, a ecografia e a Ressonância Magnética são meios importantes para auxiliar o diagnóstico, dando informação sobre o estado da fáscia plantar e estruturas envolventes.

Sintomas

O sintoma típico do Esporão do Calcâneo é uma dor plantar no calcanhar, especialmente nos primeiros passos da manhã ou depois de estar sentado por algum tempo. A dor melhora progressivamente com a marcha, intensificando-se novamente ao fim do dia.

Tratamento

O tratamento do Esporão Calcâneo inicia-se por medidas conservadoras, incluindo medicação analgésica e anti-inflamatória, modificação do calçado, utilização de palmilhas e ortóteses, com eventual colaboração de Podologia, e, e em casos resistentes, infiltração com corticoide.

Um plano específico de exercícios de alongamento pode ser prescrito para realizar no domicílio ou em colaboração com a Fisiatria. A grande maioria, cerca de 80%-90%, dos pacientes melhorará com este tratamento médico ao longo de meses. O tratamento cirúrgico raramente é necessário e está indicado apenas quando todas as outras opções terapêuticas falharam no alívio sintomático dos pacientes. Existem diversas técnicas cirúrgicas como a excisão ou alongamento de parte da fáscia plantar ou o alongamento do tendão do músculo gémeo medial, situado na zona posterior do joelho, podendo ser realizadas por cirurgia endoscópica ou aberta.
Dr. Manuel Santos Carvalho

Dr. Manuel Santos Carvalho

Manuel Santos Carvalho é Ortopedista no Hospital CUF Porto e Clínica CUF São João da Madeira. É o coordenador da Unidade de Pé e Tornozelo do Hospital CUF Porto.

O Dr. Manuel Santos Carvalho consulta às 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiras.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação