O que é o Hallux Valgus? O termo “Hallux” refere-se ao dedo grande do pé. Como o Hallux se desvia do seu eixo apontando para o dedo mínimo, falamos de um desvio “Valgo”. Isto cria, inevitavelmente, uma saliência óssea no pé, que é também conhecida como joanete.
Foram descritas várias causas para esta patologia. Muitas vezes, há tendência familiar e, na maioria dos casos, este desvio é encontrado nas mulheres. O calçado muito apertado e o sapato alto podem piorar o desvio.
Hallux valgus
Diagnóstico
Uma história e exame clínico cuidado, assim como um Raio-X de ambos pés em carga, permitem fazer um diagnóstico preciso, avaliar a gravidade e as alterações associadas de outras estruturas do pé e programar um plano tratamento adequado.
Sintomas
Como a dor a nível do joanete piora com calçado inadequado, os sintomas também se relacionam diretamente com o tipo e tamanho dos sapatos utilizados. A falta de espaço para a saliência medial (deformidade) do dedo grande do pé e o sapato cria atrito, inflamação e às vezes feridas. Além disso, as queixas de dor variam grandemente de pessoa para pessoa, sendo que alguns pacientes têm apenas um pequeno desvio, mas com limitação e dor durante as atividades quotidianas, enquanto outros têm deformidades maiores, mas pouca dor, limitação do calçado e/ou das atividades diárias.
Tratamento
Qual é o tratamento do Hallux Valgus? O tratamento pode ser resumido em poucas palavras: “Ou o paciente adapta o calçado ao pé, ou o pé deve ser adaptado para os seus sapatos!”. O tratamento depende inteiramente do desconforto e sintomas do doente, pelo que a cirurgia puramente estética é pouco recomendada.
Na fase inicial, o uso de sapatos ajustados, confortáveis, preferencialmente baixos e com ponta lisa, a fim de evitar a fricção, proporciona alívio sintomático.
Existem diversos procedimentos para o tratamento cirúrgico do joanete com o objetivo de restaurar o desequilíbrio que surgiu em torno da articulação e, assim, reposicionar o Hallux. A escolha da técnica dependerá de fatores como a gravidade e a dimensão do desvio, a capacidade de correção, a presença de artrose e de patologias associadas, a mobilidade articular, a preferência do cirurgião ou o comprimento do dedo grande em comparação com os outros.
As técnicas atuais de anestesia e controlo da dor tornaram estes procedimentos mais rápidos e menos dolorosos, podendo ser realizados em ambulatório, ou seja sem internamento, mas muitas vezes o paciente permanece no hospital pelo menos uma noite. Existem tempos definidos de recuperação da cirurgia Hallux Valgus que deve discutir com o seu médico. O seguimento pós-operatório segue um cuidado plano elaborado.
Dr. Manuel Santos Carvalho
O Dr. Manuel Santos Carvalho consulta às 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiras.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação