Neuroma de Morton

Esta doença pode ser descrita como uma “irritação” e/ou “inchaço” do nervo sensitivo localizado perto das cabeças dos ossos metatarsos, entre 2 dedos do pé. O Neuroma é mais comum no terceiro espaço intermetatarsiano, situado entre o 3° e 4° metatarsos, e, menos habitualmente ao nível do segundo espaço.

Afeta principalmente mulheres e por vezes surge em ambos os pés. Esta “irritação” pode ser devida a fatores mecânicos externos, tais como bursite, artrite ou artrose metatarso-falângica ou sobrecarga mecânica. Esta é a razão pela qual o Neuroma de Morton está frequentemente associado com Hallux Valgus (vulgojoanete).

Diagnóstico

Perante uma suspeita clínica deve-se solicitar um Raio-X do pé e uma Ecografia. Se persistirem dúvidas, a Ressonância Magnética pode confirmar o diagnóstico.

Sintomas

Habitualmente os doentes queixam-se de uma dor plantar intensa, descrita como uma espécie de descarga elétrica entre dois dedos, muitas vezes referida como “queimar”.  Caracteristicamente, a dor surge apenas durante a marcha e especialmente quando se usa calçado mais apertado, aliviando quando os pés estão descalços ou sobre uma superfície fria.

Alguns doentes referem também uma dor irradiada para trás, ao longo dos metatarsos. Em alguns casos sentem formigueiros e adormecimento (parestesias) nos dedos inervados pelo nervo sensitivo afetado.

Tratamento

Considerando que na base desta patologia está a “irritação” repetida do nervo, as formas de tratamento baseiam-se na reversão deste mecanismo. A modificação do calçado ou a utilização de palmilhas e ortóteses de descarga devem ser a primeira linha de tratamento. A infiltração com corticóide pode dar alívio sintomático, pelo menos temporário.

Em caso de falência de tratamento conservador, a cirurgia está indicada. O Neuroma é inicialmente libertado da fibrose que o envolve, sendo habitualmente removido em seguida. A remoção do Neuroma traduz-se no alívio de dor, mas também na perda parcial de sensibilidade nos dedos envolvidos. Lesões associadas, como Hallux Valgus e/ou metatarsalgia, isto é, dor plantar nas cabeças dos metatarsos, podem ser tratadas na mesma cirurgia.
Dr. Manuel Santos Carvalho

Dr. Manuel Santos Carvalho

Manuel Santos Carvalho é Ortopedista no Hospital CUF Porto e Clínica CUF São João da Madeira. É o coordenador da Unidade de Pé e Tornozelo do Hospital CUF Porto.

O Dr. Manuel Santos Carvalho consulta às 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiras.

Agende a sua consulta

Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação