Existem diferentes procedimentos para o tratamento cirúrgico do joanete, cuja escolha pode depender de diversos fatores. O objetivo principal da cirurgia é o de restaurar o equilíbrio articular para reposicionar o Hallux, dedo grande do pé, de modo a que este pé seja não doloroso. A cirurgia pode ser feita por via aberta ou minimamente invasiva.
O Tratamento Cirúrgico de Joanetes pode passar pela Buniectomia, ou a remoção da protuberância óssea. Raramente será suficiente ou terá um resultado duradouro.
Um outro procedimento possível é através de Osteotomias ou secção e reorientação do osso. Podem ser realizadas no metatarso e/ou na falange. Dependendo do grau da deformidade, e da orientação das superfícies articulares, a Osteotomia pode ser realizada na base (proximal), no meio (diáfise) ou na extremidade (distal).
A realização de Osteotomias obriga a utilização de um sapato especial durante as primeiras 4-6 semanas com carga parcial sendo que o retorno à atividade profissional geralmente ocorre após 8 semanas da cirurgia.
Tratamento Cirúrgico de Joanetes
Dr. Manuel Santos Carvalho
Manuel Santos Carvalho é Ortopedista no Hospital CUF Porto e Clínica CUF São João da Madeira. É o coordenador da Unidade de Pé e Tornozelo do Hospital CUF Porto.
O Dr. Manuel Santos Carvalho consulta às 2ª, 3ª, 4ª e 5ª feiras.
Agende a sua consulta
Entraremos em contacto consigo no prazo de 24 horas para confirmar a sua marcação